Desde que o Facebook comprou o Whatsapp, em 2014, pairou entre os usuários uma nuvem de apreensão. A dúvida era unânime: números e dados serão fornecidos para o Facebook? A criptografia de ponta a ponta, que mantém as mensagens protegidas, chegará ao fim? Hoje essas perguntas foram respondidas.
O Whatsapp mudou algumas de suas restrições e anunciou que passará a compartilhar uma quantidade limitada de dados de seus usuários, como números de telefone, com o Facebook. O objetivo é oferecer melhores sugestões de amizade através do mapeamento de conexões sociais dos usuários entre ambas as plataformas, e aprimorar o direcionamento de anúncios na rede social, entregando conteúdos patrocinados mais relevantes. Além disso, o compartilhamento de dados contribuirá para as métricas de uso e o combate ao spam, disponibilizando uma melhor experiência do usurário.
Antes mesmo de receber críticas, o Whatsapp se antecipou e afirmou que, apesar de estar mudando sua política de privacidade, a criptografia de ponta a ponta permanecerá intacta. “Mesmo com o compartilhamento de dados, as mensagens criptografadas permanecerão confidenciais e ninguém poderá lê-las