Uma coisa é certa: mesmo que você fique por um bom tempo segurando para não comprar algo que precise para sua casa, por exemplo, um eletrodoméstico, chega uma hora que a compra se faz necessária. Então é hora de bater perna de loja em loja, pesquisando os folhetos de produtos e perdendo um bom tempo nesse passeio, certo? Errado!
Hoje em dia, o que anos atrás parecia ser algo de um futuro muito, muito distante, tornou-se corriqueiro e que está fazendo mudar toda a estrutura do varejo em todo mundo: a compra via internet.
Trata-se de uma experiência de compra que se você ainda não realizou, com certeza vai fazer. E mais rápido do que imagina.
Para que tenhamos números reais das tendências de mercado, o Consumer Baroleter realizou uma pesquisa, mostrando que para os compradores do varejo a internet é fundamental.
Entre as categorias de produtos mais citados, os eletrônicos aparecem no topo daqueles mais vendidos via online, com 61%, seguido nem tão de perto pelos livros (47%), sapatos (44%) e roupas (42%). Nos top 10 dos mais vendidos, ainda entram desde passagens a cosméticos, passando por eletrodomésticos até reservas de hotel para você poder descansar depois de tanto navegar pelos sites de e-commerce.
E a forma de como as pessoas procuram seus produtos também foi pesquisada, mostrando que 35% dos entrevistados utilizam o próprio site da loja ou empresa como fonte de informação. Vale destacar a presença cada vez maior do celular, já que dos brasileiros usuários dos aparelhos, 41% compram ao menos uma vez por semana através do seu smartphone.
É a internet mostrando que os hábitos de compra no varejo estão diferentes graças ao avanço tecnológico, com o surgimento diário de aplicativos específicos, o acesso à informação cada vez maior das pessoas e até mesmo a curiosidade em realizar uma compra online e receber seu produto escolhido em casa, com todo o conforto e ganho de tempo e dinheiro.