O Google disponibilizou nesta segunda-feira a Previsão de Orçamento na Rede de Display. O recurso é acessado pelo Display Planner dentro da conta do Google Adwords. Uma facilidade a mais na hora de levantar o custo para campanhas que visem gerar branding de marca.
A Rede de Display do Google Adwords é um serviço que permite a execução de campanhas de publicidade gráfica, com anúncios estáticos ou animados. As peças publicitárias aparecem em sites parceiros do Google e a cobrança é deduzida da conta do anunciante quando alguém clica ou visualiza o anúncio. A opção de cobrança pode ser configurada na campanha.
A nova funcionalidade é muito semelhante ao Planejador de Palavras-chave do serviço, permitindo inserir campos de segmentação com base em palavras, idade, dispositivo (celular, tablet ou desktop), sexo, área geográfica, tipo de lance (CPC ou vCPM), sites em específicos e formato de anúncio disponível na rede (texto, imagens ou HTML5). Já falamos aqui o peso que este último formato vai ter daqui em diante. A ferramenta também permite prever o abatimento de custos com exclusão de palavras-chave e sites ou categorias de sites, onde o anunciante não gostaria que suas peças fossem visualizadas. Um exemplo são sites para adultos, conteúdos violentos ou outras temáticas não desejadas.
O Display Planner já permitia saber o potencial de impacto da campanha com os dados da segmentação, gerando gráficos com base no inventário de websites parceiros do Google. Porém, não informa o custo que envolveria na campanha, gerando dúvidas e até mesmo desestimulando o investimento nesse tipo de anúncio.