Sua marca oferece produtos de qualidade, possui um bom ponto de venda e trabalha bem no relacionamento com o cliente. Ainda assim, você não se sente seguro diante dos concorrentes e teme que o destino de sua marca seja o fim. Mas por que vemos de pequenas a grandes empresas fechando suas portas todos os dias? O que é preciso fazer para resistir às oscilações do meio? Por que as empresas não sobrevivem no mercado? Existe um fator que, quando aliado a um bom planejamento estratégico e a uma gestão profissional, pode responder a essas perguntas – o planejamento de marketing.
Uma marca que não conhece seus concorrentes, por mais que pense o contrário, não conhece a si mesma. É relativamente fácil oferecer produtos de qualidade, possuir um bom ponto de venda e trabalhar bem no relacionamento com o cliente. Hoje, esse é o mínimo que o consumidor espera de uma empresa. O que determina a força de uma marca não é o quão bem ela caminha em terra firme, mas o quão preparada ela está durante todo o percurso, seja ele turbulento ou não. O planejamento de marketing, quando bem feito, faz com que você saia na frente. Ou melhor, oferece uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Planejamento – quando pontos fracos se tornam pontos fortes
O plano de marketing é a ferramenta estratégica que identifica os quatro pilares que vão sustentar a sua marca – forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Não, as fraquezas e as ameaças não vão sustentar a sua empresa, mas identificá-las faz com que seja possível combatê-las. Aquilo que te faz fraco pode te tornar mais forte quando você reconhece as fraquezas de sua empresa e trabalha para aperfeiçoá-la. Com o planejamento, você define objetivos, metas e está sempre por dentro das necessidades e dos desejos dos seus consumidores. Pode parecer simples, mas muito mais importante do que saber quem é e o que deseja o seu cliente hoje, é descobrir quem ele será e o que vai querer amanhã. Isso é o que um bom plano de marketing garante – segurança de curto a longo prazo e uma visão ampla sobre aonde concentrar esforços, evitando a perda de tempo e investimentos.
Quando o caminho a ser seguido é bem definido, fica mais fácil resistir a crises e a oscilações do mercado, uma vez que situações como estas são previstas e remediadas muito antes de acontecerem. É nesse ponto em que a sua empresa ganha vantagem competitiva entre os concorrentes.
Agora que você já sabe o que é preciso fazer para sobreviver no mercado, mude suas estratégias e comece pelo início: planeje de verdade e procure suporte de quem entende do assunto. Quando uma marca se planeja, não é pega de surpresa. Quando uma empresa se planeja, surpreende o mercado.