Pense num mundo sem tecnologia móvel, sem internet, sem smartphones, sem tablets, etc. Pensou? Para quem já passou dos 35 anos, é possível puxar na memória o tempo onde para falar com alguém era preciso usar o telefone fixo, para encontrar um número de telefone usava-se a lista telefônica ou o serviço de auxílio à lista pelo número 102 da companhia telefônica. Ligar da rua para alguém era preciso encontrar um orelhão que usava ficha e depois cartão. Cartas e telegramas eram as ferramentas oficiais de órgãos públicos para se comunicar com seus clientes e a mídia de massa era uma das poucas opções para se fazer propaganda de alguma ideia ou produto.
Mas hoje, não só isso tudo ficou no passado, como todas as informações chegam diretamente às nossas mãos. Os smartphones estão substituindo quase todos os demais meios de comunicação. Hoje um aparelho de poucos centímetros substitui a TV, o rádio, o jornal e o computador… e ainda serve para fazer ligações. Os smartphones continuam se expandindo à medida que aparelhos mais modernos e planos de dados mais potentes e acessíveis chegam ao mercado.
As pessoas consomem informações dia e noite, de qualquer lugar, seja em casa, no trabalho ou no trânsito. As empresas já perceberam essa mudança de comportamento e começaram a criar negócios próprios para dispositivos móveis. Seus futuros clientes estão literalmente na próxima esquina, e os dispositivos móveis podem levá-los à sua porta. Na verdade, quatro em cada cinco consumidores utilizam mecanismos de pesquisa para encontrar produtos, serviços ou experiências nas proximidades.
Os aplicativos e as ferramentas de busca por GPS abrem, literalmente, as portas do seu negócio para os clientes. Os consumidores fazem pesquisas locais em qualquer lugar que estejam, sendo que 88% deles usam mecanismos de pesquisa no smartphone ou tablet. Uma análise de 2013, da Digby, indicou que 70% dos principais varejistas já oferecem aplicativos para dispositivos móveis. Além disso, a pesquisa indica que 78% das redes de fast food, 75% das marcas de restaurantes casuais, 77% dos grandes varejistas, 59% das lojas especializadas e 58% dos supermercados têm aplicativos para dispositivos móveis.
Os dispositivos móveis aumentaram as oportunidades que os clientes têm para entrar em contato com você ou um concorrente. Isso, por sua vez, abriu novas oportunidades de conversão. No entanto, a conversão em dispositivos móveis não é idêntico ao caminho em computadores ou tablets. A conversão em dispositivos móveis pode ser um cliente à procura de trajetos até a loja ou visitas pessoais. Pode ser um download de aplicativo que leva a uma compra, ou um processo de compra que começa em um dispositivo móvel e termina em um computador ou tablet no final do dia. As pesquisas em dispositivos móveis são extremamente valiosas para os tipos de ação que são realizados. Em consequência dessas pesquisas, o caminho ideal é mapear a jornada do seu segmento de cliente, pelo móbile, até o seu negócio. É preciso apresentar a alma do seu negócio ao cliente, oferecendo facilidade digital para que ele encontre o que precisa, sem esquecer que, talvez, o que o seu cliente esteja procurando é apenas o número da sua loja para ele lhe fazer uma ligação.