Estamos sempre falando sobre Marketing de Conteúdo e Jornada do Consumidor. Ambos os temas são as tendências para um novo comportamento do consumidor. Mas como otimizar esses conteúdos e saber aproveitar cada ponto de contato entre sua empresa e seus clientes? A resposta é: métricas otimizadas.
Para cada ponto de contato aberto com seu cliente deve haver uma meta que deve ser mensurada. Antes de começar o trabalho criativo, faça um planejamento, dessa forma sua estratégia dará muito mais resultado. Existem quatro princípios de mensuração: 1. escolher as métricas certas, 2. valorizar os melhores clientes, 3. atribuir valor durante a jornada de compra do consumidor e 4. comprovar impacto de marketing.
- Foco nas Métricas Certas – Vários profissionais focam primeiro em objetivos de campanha de alto nível, como criar conhecimento sobre a marca, gerar prospecções ou impulsionar vendas, mas quando o assunto é comprovar o sucesso da campanha, eles recorrem à mensuração de indicadores de desempenho (KPIs) de nível inferior. Se o principal objetivo da sua empresa é aumentar os lucros, então suas mensurações devem comprovar como a campanha contribui para esse objetivo ser alcançado. Por exemplo, se o seu objetivo é gerar prospecção on-line, pode parecer natural focar em diminuir o custo por aquisição (CPA) do trimestre anterior. Mas e se ao diminuir seu CPA você também diminuir a qualidade ou o volume de prospecção e, por consequência, reduzir o faturamento e gerar novos custos? Talvez nesse caso você deva criar uma nova métrica: “Custo por aquisição de alta qualidade.