O Carnaval rendeu boas histórias nesse ano, mas além de histórias o Carnaval rendeu um número absurdo de registros fotográficos sobre a folia de 2016. Somente no Instagram foram mais de 1 milhão de fotos postadas com a hashtag #carnaval2016.
Mas como uma hashtag pode agregar tantos usuários e se tornar um ponto forte para o seu negócio?
No caso do Carnaval ou de outras datas festivas, o engajamento já começa pelo próprio motivo do feriado: seja férias de julho, seja Dia das Crianças, seja Dia dos Namorados… tanto faz. O pulo do gato está em, justamente, se aproveitar do engajamento natural que a data promove e associar a sua marca ao motivo das comemorações.
A escolha das hashtags pode levar sua marca á um público enorme e realmente engajado no assunto, como pode distanciar sua marca do público alvo. Isto é, não adianta trabalhar sua imagem no Instagram e postar 9 linhas com infinitas hashtags sem pé nem cabeça com seu negócio. Já uma boa combinação de palavras e sensações podem lhe devolver um volume enorme de imagens e seguidores que acreditam e simpatizam com o que você tem a dizer e mostrar.
Numa busca por hashtags você pode fazer uma boa seleção e entender quais são conteúdos mais relevantes para seu público alvo. É preciso entender com quem estamos falando e como esses usuários, e potenciais consumidores, se comunicam e utilizam as redes sociais. Idéias soltas ao vento são apenas idéias soltas ao vento. Mas conhecendo os interesses do seu público, associado á assuntos de relevância para esse perfil de cliente, aumentam as chances de engajamento real e verdadeiro.
Um detalhe, o número de likes não significa que sua mensagem atingiu o público certo. Um exemplo é o ranking dos Top 5 de curtidas com a #carnaval 2016. Sem demérito a ninguém, os maiores volumes de likes mostravam apenas o dia-a-dia de celebridades durante o Carnaval. Mas quando o assunto é seu negócio, nem sempre o número de curtidas representa o melhor engajamento para aquele assunto.
Acompanhe os número e o Top 5 das fotos com maior engajamento.