Muito já se falou sobre a Jornada do Consumidor em um site ou uma plataforma de venda. Mas o que estamos percebendo é que essa jornada vai muito além disso. A jornada, no significado exato da palavra, é o caminho que o consumidor percorre até tomar a decisão de compra. E esse caminho não é linear e é influenciado por micro-momentos encontrados pelo consumidor nas mais variadas formas e veículos de comunicação.
Hoje em dia, 94% dos usuários de smartphone usam seus aparelhos para pesquisas e buscas por informações. Segundo dados do Google Analytics, o acesso à internet por meios dos celulares aumentou 112% entre 2014 e 2015. Nesse mesmo período, o tempo gasto em casa visita reduziu em 9% e as conversões aumentaram em 74%.
Isso nos mostra que as pessoas estão sendo muito mais objetivas n o uso da internet por aparelhos móbiles. Afinal, o usuário checa seu smartphone, em média, 86 vezes por dia e com tantas informações disponíveis o usuário quer encontrar e resolver rapidamente seus conflitos. As decisões são tomadas com muito mais agilidade e influenciadas pelas informações que, nas 86 vezes que pegou o celular, chegaram até o consumidor.
O grande desafio dos comunicadores de hoje é encontrar o exato momento em que o cliente estará receptivo às mensagens. Para isso, é preciso entender que a jornada do consumidor passa por quatro etapas de micro-momentos e isso abre um novo campo de batalha para conquistar o coração, a mente e o bolso do consumidor.