Puxe pela memória como era o mundo há alguns anos. Agora pense nos filmes de ficção científica, como “Blade Runner” ou “De Volta Para o Futuro”, que nos fazia pensar se tudo aquilo um dia seria real. A Internet das Coisas transformou quase tudo aquilo em realidade, e é capaz de ir muito além.
Uma expressão simplifica todo processo de equipamentos, sistemas e ferramentas estarem conectados: Internet das Coisas. Do inglês “Internet of Things” ou simplesmente IoT. Este conceito veio para tornar nossa vida mais fácil, ágil e inteligente.
Tá certo que carros voadores ainda não existem, mas facilidades de poder chegar em casa e ter aparelhos ligados instantaneamente, bem como a luz e outros objetos funcionando por automação já estão por aí para há algum tempo. A IoT é este próximo passo.
O futuro nem tão distante, já que muitas coisas já acontecem hoje em dia, promete ser revolucionário em termos de tecnologia, e a Internet das Coisas veio para causar um impacto igual ou maior do que foi a Revolução Industrial no século XVIII.
Antes, a internet tinha como principal objetivo conectar as pessoas. Hoje, diversos itens do cotidiano, como aparelhos eletrônicos, móveis, roupas, eletrodomésticos, meios de transporte, máquinas industriais, entre outros, estão conectados à web, garantindo mais conforto e tempo disponível para você realizar suas tarefas do dia a dia.
Basta estar com seu smartphone nas mãos para que as luzes de sua casa ascendam antes mesmo de você chegar, ou apaguem caso você tenha esquecido. Motores são acionados, janelas são fechadas, trazendo mais segurança, praticidade e economia de energia para nossas vidas.
Com a IoT já é possível entrar um carro e não ter motorista. Isso é graças ao Google, que criou protótipos de carros autônomos que já rodaram milhares de quilômetros nos Estados Unidos. Equipados com GPS, câmeras, sensores a laser contra batidas, sistema automático de estacionamento, garantem mais segurança para os passageiros. A chegada desses carros no Japão e na Suécia está prevista para 2020.
Na saúde, muitas pessoas já usam marca-passo conectado à internet. Médicos podem acompanhar com muito mais precisão a saúde do seu paciente, já que eles podem ser informados instantaneamente de algum problema. Sem contar tratamentos de diabetes, no controle da pressão arterial e resultados de exames.
No Japão, vasos sanitários são controlados pelo smartphone via aplicativo. Isso mostra que qualquer objeto, seja em casa, no escritório ou em fábricas podem estar conectados.
É possível controlar objetos, carros, maquinários dentre outras coisas inimagináveis a milhares de quilômetros de distância. São facilidades que a integração com a internet é capaz de nos oferecer.
A IoT vem para romper com o modelo tradicional que conhecemos de internet, a divisão entre o mundo offline e o online não será mais perceptível. A inteligência das máquinas somada à quantidade de interação que teremos com centenas de objetos fará com que a internet se torne comum em nosso cotidiano, sendo presente em todos os momentos.
Grandes marcas já se preparam para que nos próximos anos todos seus equipamentos estejam conectados e desempenhando funções interativas. A IoT já não é mais um sonho de ficção ou imaginação do futuro, é o presente, faz parte da revolução digital que se renova a todo instante, acompanhando as mudanças nos hábitos de consumo.