Marcas atletas praticam o Marketing Campeão

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Marcas atletas praticam o Marketing Campeão

Não é fácil ser atleta. São horas e horas diárias de treino, dedicação e foco. É preciso conhecer suas próprias limitações e vantagens e, depois de muito autoconhecimento, é preciso conhecer as limitações e as vantagens dos adversários. Afinal, todos competem na mesma arena, com o mesmo árbitro e lutam pela mesma medalha. Quaisquer semelhanças não são mera coincidência: as marcas também são atletas e o jogo não é tão diferente assim.

Marcas = atletas

Para uma marca se destacar entre os concorrentes, também são necessárias horas diárias de treino. Mas nessa arena, é preciso treinar as piruetas da logística impecável, os dribles da comunicação perfeitamente alinhada e o nado sincronizado da qualidade do serviço oferecido. Às vezes, por alguma lesão, você vai pro banco de reservas, mas esse não é o fim da competição – é chegada a hora de mexer nas estruturas, passar por um processo de fisioterapia e superação. E o mais importante: não é porque você não está em campo que não é preciso marcar presença. É partindo desse conceito que marcas como Mc Donald’s, Coca-Cola e Visa estão patrocinando as Olimpíadas desse ano. São atletas de modalidades diferentes se apresentando em diversas arenas, com transmissão contínua e mundial, mas sempre em ‘segundo plano’. Os protagonistas, é claro, são os atletas dos mais de sessenta países competidores, mas os gigantes estão sempre ali, pra ninguém se esquecer deles.

O marketing campeão

Quais são, afinal, as vantagens do investimento exorbitante que as marcas aplicam nos Jogos Olímpicos? Em uma pesquisa realizada pela QualiBest sobre os patrocinadores da competição, os entrevistados lembraram espontaneamente de marcas como Coca-cola, Bradesco, Claro, Visa, Mc Donald’s, entre outros. Isso, caros torcedores e espectadores, é branding. É a prova de cem metros rasos de fixação de marca na mente dos consumidores, afinal, essas marcas investiram para terem a vantagem de não dividir espaço com seus adversários e, posteriormente, conquistar a medalha de salto à distância em relação aos concorrentes.
Além disso, os patrocinadores utilizam as Olimpíadas como plataforma para lançarem seus produtos e para se aproximarem do seu público, uma vez que ganham a sua preferência na hora da decisão de compra.

Essas marcas ensinam o mercado a praticar o Marketing Campeão: é preciso treinar, se fortalecer, conhecer os pontos fracos dos adversários e estar sempre presente, mesmo que no banco de reservas. Uma marca e um atleta não são diferentes: ambos são construidos com o tempo, com foco e, principalmente, vontade de vencer.