2016 foi um ano de grandes mudanças nas redes sociais – e consequentemente no mercado. O Snap se tornou um grande aliado das marcas, o Instagram entrou no jogo disponibilizando anúncios de vídeos de um minuto, o Facebook chegou aos 1,65 bilhões de usuários, mas não acaba por aí. 2017 está chegando e promete trazer ainda mais novidades.
1. O foco das marcas será em aplicativos de mensagens
Como os anunciantes ocuparam as redes sociais, cada vez mais usuários estão migrando para aplicativos de mensagem, como o Messenger, Slack e Whatsapp. Já estamos vendo, inclusive, muitas marcas começando a fazer negócios pelo Whatsapp, por exemplo.
Já faz algum tempo que os vídeos ao vivo têm ganhado a atenção das marcas e dos usuários. Aplicativos como Blabs, Periscope, Meerkats já oferecem esse serviço mas nenhum deles conquistou o título de provedor de streaming. O Facebook Live entrou na jogada pronto para conquistar essa coroa e a tendência é que as outras plataformas entrem na onda.
Acabou a ordem cronológica de postagem no Instagram. Cada vez mais será priorizado o conteúdo considerado relevante para os interesses do usuário. Mais um desafio para as marcas – seja relevante ou seja passada para trás.
Foi-se o tempo em que métricas de impressões e engajamento eram suficientes. O poder da internet sobre o mercado não para de crescer e as empresas tendem a pressionar o setor de social media para que prove o retorno sobre investimento (ROI).
Facebook e Twitter ainda possuem a maior parte dos investimentos das marcas, com 84% e 65% das empresas investindo em cada plataforma respectivamente. Porém, de acordo com o eMarketer, o número de empresas anunciando no Instagram aumentará de 32% para 45% em 2017, e que há grandes chances de que a rede supere o Twitter.
Falta pouco para a chegada de 2017 e crescerá no mercado quem estiver preparado para todas essas mudanças.